segunda-feira, 30 de julho de 2012



MELHOR SEREM DOIS DO QUE UM

Ec 4:9 “ Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho”.

Nos dias atuais o individualismo impera e o desejo das aparências é um indicativo que só reforça que ninguém pode viver só. Não há vantagem em viver na solidão. Tudo fica mais difícil quando se vive só. Mas alguém pode pensar que não. Pois na solidão tem a liberdade de horário, não tem que prestar contas a ninguém, etc. Olhando a grosso modo, isto tem aparência de verdade.

Bem verdade é que não basta também duas ou mais vivam pessoas juntas para que a vida seja melhor. Isto só é possível quando há bom senso. É deste ponto de partida que queremos olhar a importância que a Bíblia nos ensina da importância em não aderir a ideia da independência, mas sim da interdependência. Por quê? Por que dois podem resistir a um; porque a render de dois é maior que de um; porque quando um cair o outro ajuda a levantar; porque no frio um aquece o outro.

A verdade é que o individualismo não traz ganho em nada. Só traz tristeza, não há consolo; há mais espaço, mas não há comunhão, não há palavras de fortalecimento, de encorajamento, aquela mão estendida. A interdependência nos traz tudo isso e muito mais. Não vemos na Bíblia pessoas solitárias e que foram vitoriosas. Uma prova tão forte disto foi que Deus disse: “Gn 2:18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Vi uma frase que achei muito interessante: “Ninguém é excelente sozinho”.
Saia da solidão e viva hoje o preço da comunhão e da interdependência, pois você viverá melhor. Porém escolha melhor suas amizades.

Pr. Paulo Bezerra

Um comentário: