sábado, 11 de agosto de 2012


QUEM SÃO NOSSOS AMIGOS?

Pro 27:17 Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.


Há momentos na vida que precisamos de um ombro amigo. Mas, como sabemos quem são nossos verdadeiros amigos? Quem, de verdade, está do nosso lado? São os que adoçam nossos ouvidos com palavras que nos agradam? São aqueles que se calam diante do perigo iminente a nós? Será que são aqueles que sempre aparecem em nossas festas, mas ausentes em nossos momentos de luto? Quem são os nossos verdadeiros amigos?

É uma realidade que há momentos em que a verdade é tão dura para nós que dói. Também é verdade que o modo como expressamos tal verdade tem sua contribuição na forma como nós a assimilamos. Sejamos realistas, há certas verdades duras de aceitar. Quem nos falará delas? A amizade verdadeira fará isto. A pessoa amiga pode até relutar, mas sua consciência não o deixará em paz ao perceber que há alguém em perigo e alguém precisa alertar. Colocará sua pessoa em risco, mas não deixará passar em branco o perigo que se aproxima. São pessoas que se preocupam com o nosso todo. Independente de ser beneficiado ou não, de fato o verdadeiro amigo procurará a todo custo abrir nossos olhos, será o ombro amigo que acharemos, estará presente nos momentos de alegria e de tristeza.

E o que compete a nós em relação a estes verdadeiros amigos? Com certeza, conservar estas pessoas perto de nós, é uma escolha sábia. Valorizar, reconhecer, honrar estas pessoas é o mínimo que podemos fazer por tais pessoas. Jesus se declarou ser “a verdade e avida” (Jô 14:6), então a verdade e a vida andam juntas. Os que nos mostram a verdade também nos apontam o caminho da vida. São pessoas que se preocupam que vivamos uma vida na luz, no caminho da verdade, que quer nos livrar do perigo e até melhorar nossa personalidade. Estes são nossos verdadeiros amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário